sexta-feira, 4 de março de 2011

Plantas em vaso

Uma opção para quem não tem espaço para plantar árvores é cultivar plantas em vasos.

O segredo para ter plantas bonitas e saudáveis em casa é dar a elas condições próximas as de seu habitat de origem. Ou seja, pensar na composição da terra, na incidência de luz, na água e na nutrição. No caso do cultivo em vasos, prefira recipientes de barro ou cerâmica por imitarem o solo, possibilitando  que as raízes respirem mais facilmente. À noite, evite deixar as espécies sob a iluminação artificial.

Estou falando sobre isso, pois várias vezes no meu antigo prédio me deparei ao levar o lixo para o local apropriado varios vasos com plantas.
E não eram buque de flores (que realmente morrem) e sim plantas como orquídeas (só lá peguei 5 delas) e várias outras espécies.

Ganham de presente, acham lindas e depois jogam fora. Não precisa é só cuidar.

Como plantar árvores

Seguindo sugestões estarei escrevendo os procedimentos de como plantar uma árvore.
Temos que ficar atendo a detalhes importantes que descreverei agora.

"Vamos deixar de só apoiar a preservação da natureza e tomar uma atitude mais ativa com relação a este problema" - vamos plantar e preservar árvores

1° passo:

Escolha do local para plantio da muda.


O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa.
A muda não pode ser plantada muito próxima de casas, muros, etc.
A distância mínima entre uma muda e outra ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de 5,0 metros.
Deve-se evitar também o plantio da muda sob a linha de energia elétrica.


2° passo:

Preparo da cova de plantio


A cova (buraco) onde será plantada a muda deve ter as dimensões de:
40 cm x 40 cm de boca,
40 cm de profundidade.
Ao abrir a cova, a terra retirada deve ser aproveitada para o enchimento do buraco.


3° passo:

Adubação


Para garantir um melhor crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.
Primeiro faz-se a mistura de 3 partes de terra com uma parte de adubo orgânico e depois acrescenta-se o calcário e o superfosfato.
Essa mistura deve ser utilizada no enchimento da cova.
O calcário e o superfosfato simples podem ser encontrados nas lojas que vendem plantas, produtos agrícolas ou mesmo em alguns supermercados.
Se o solo for muito compactado, adicionar areia grossa, que ajudará na aeração do substrato.


4° passo:

Preparo da muda


Normalmente as mudas são produzidas em sacos plásticos, no entanto podem ser utilizados outros tipos de embalagens como latas.
No momento do plantio, a embalagem (saco plástico ou outros) que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o torrão que protege as raízes não se quebre.
Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra, utilizando objeto de corte (faca, tesoura) corte o saco plástico no sentido boca-fundo e com cuidado retire a embalagem plástica.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mudança

Mais uma vez fiquei um tempo sem escrever, e como o tempo não para muitas coisas aconteceram.
Resolvi sair de São Paulo e ir para o interior (não tão interior assim) para ter uma vida mais calma e que meu filho cresça em um ambiente mais saudável (não preso no prédio, por causa da violência), por isso resolvi me mudar para Vinhedo.
Sai de um apartamento com vista para a Santo Amaro e fui para uma casa 3 vezes maior com vista para um morro e uma reserva florestal.
Isso me inspirou a continuar a plantar árvores, e é isso que estou fazendo.
A grande vantagem é que consigo plantar as minhas árvores em locais seguros onde não acontecem vandalismo e com isso já consegui plantar mais 2 árvores.